Skip to main content

Escola Secundária de Camões

"O HOMEM É DO TAMANHO DO SEU SONHO"

Início  Escola  Ensino Diurno  Ensino Noturno  Pais e E.E.  Alunos  BE/CRE  Centro Qualifica  Projetos  Recursos  Contactos  Localização   
Notícias
Estatutos
Legislação
Órgãos Sociais
Novos Sócios
Contactos A.P.E.E.

>> Associação de Pais e Encarregados de Educação

Voltar à Página Inicial

 


Seja bem-vindo à página da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Camões.


APEE Convocatória Assembleia Geral, 27 de setembro, 19h00. Ler convocatória aqui.



A toda a comunidade educativa da nossa Escola:

A Associação de Pais informa que foram diligenciadas reuniões com o Ministério da Educação assim como a Parque Escolar, E.P.E. no sentido de se iniciarem as obras de reabilitação e requalificação da nossa Escola, suspensas desde 2011;


No dia 25 de Outubro de 2016 foi publicado no Diário da República uma Resolução da Assembleia da República que “recomenda ao Governo a requalificação urgente da Escola Secundária de Camões”;

No dia 12 de Janeiro de 2017 a A.P.E.E. e a Direcção da Escola reuniram-se com o Sr. Presidente do Parque Escolar, Dr. Luís Flores e com o Eng. Fernando Gonçalves no sentido de se definir uma calendarização para o início das obras da nossa Escola;


Posteriormente, tivemos conhecimento que tinha sido adjudicado à empresa OZ- Diagnóstico, Levantamento e Controlo de Qualidade em Estruturas e Fundações, Lda., um levantamento técnico de inspecção de estruturas de engenharia no valor de 59,2 mil euros;


Fomos ainda informados que se encontra eminente a assinatura e publicação da Portaria de Extensão pelo Sr. Ministro das Finanças sem a qual não será possível proceder à assinatura dos contractos de arquitectura e engenharia já previstos e acordados.


Na sequência do compromisso político já assumido conforme consta do Portal do Ministério da Educação e que se encontra disponível no seguinte link: http://www.portugal.gov.pt/…/noti…/20160216-medu-camoes.aspx, 
confiamos na brevidade da resolução e implementação de todo o procedimento concursal e agradecemos a vossa adesão e partilha.


Um abraço muito grato!
A A.P.E.E.


P.S. Poderão seguir as nossas notícias e o desenvolvimento deste processo através da nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/apeecamoes/







“O Natal não é uma data... É um estado da mente.”
Mary Ellen Chase

A todos os camonianos, comunidade escolar e nossos leitores,
Efectivamente, o Natal é um estado de mente…contínua. Ao longo destes dois anos e meio temos constatado o apoio incondicional de todos quantos acreditam na nossa Associação, que comungaram/comungam das nossas causas, que connosco partilharam/partilham as nossas frustrações, os nossos momentos de alegria e de tristeza, momentos inesquecíveis de solidariedade, de mensagens de apoio, de silêncios que falaram/falam muito alto.

O espírito do Natal não se resume a uma data, delimitada no tempo…antes são todos os momentos que têm composto cada capítulo da nossa história enquanto Associação, integrada numa Instituição Secular. Temos, passo a passo, contribuído para deixar a nossa marca neste imenso livro, composto de centenas, senão de milhares de páginas de história, que um dia será lida e prolongada pelos nossos filhos, netos e demais gerações vindouras.

Cada um, individualmente ou em grupo, também foi e é responsável por este livro que, em conjunto, temos escrito. É este estado de mente, de solidariedade, de cumplicidade, de amizade e de apoio, que vos vimos agradecer, desejando a todos umas Boas Festas e Um Excelente Ano de 2017.

Obrigada por simplesmente ESTAREM connosco!
Um abraço de muita gratidão e amizade,
A.P.E.E.


Bom dia a todos os Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Camões,

Aproxima-se a nossa Assembleia Geral, a realizar-se no dia 19 de Outubro, pelas 18h30m, no Auditório da nossa Escola.

Não queremos deixar de relembrar que a vossa presença é essencial neste dia, não só porque há membros desta Assembleia que vão deixar de exercer o seu cargo, uma vez que os respectivos filhos saíram da Escola para ingressar numa outra etapa da sua vida, a Universidade, como também porque este projecto necessita de novos membros para dar continuidade ao que já foi feito.

Pedimos que o façam pelos vossos filhos, pela Escola e por todos quantos, connosco, lutaram e nunca desistiram de ver concretizados os nossos projectos. Sabemos que o caminho mais difícil foi cumprido com muita dignidade, justiça e sobretudo com muita perseverança.

Mas, como em tudo na vida, não podemos desistir dos nossos ideais, daquilo em que acreditámos e com que continuamos a Sonhar.

Sem a vossa presença e a vossa disponibilidade o nosso projecto deixa de ter sentido porque a estrutura que o suporta é, neste momento, a existência da nossa Associação. Lançámos uma Petição, e foi com a ajuda fundamental da Direcção da Escola e de toda a comunidade educativa e sociedade civil que conseguimos a aprovação no Parlamento, por unanimidade. E é, também por eles, que merecem que todos estejam presentes, que apelamos à vossa presença.

Temos crescido ao longo destes dois anos porque há todo um "Universo" de pessoas que "apostaram" em nós, no nosso trabalho e sobretudo na nossa força de não DESISTIR.

Precisamos de voluntários que nos ajudem a ocupar os cargos e sobretudo que acreditem que iremos concluir esta etapa até ao fim. Os vossos filhos precisam do vosso empenho porque é sobretudo por eles que trabalhamos e lutamos.

Conseguimos algumas parcerias com Instituições. Outras já demonstraram o seu interesse em protocolar. São tudo mais valias que não podemos perder...

Aguardamos pela vossa presença no dia 19, pelas 18h30M.

Um abraço,

A A.P.E.E.


Convocatória para Assembleia Geral Eleitora para a eleição dos órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ES de Camões, a realizar no dia 19 de Outubro de 20 16, quarta-feira, pelas 18.30H, no Auditório da Escola.
Ler convocatória.


Como é do conhecimento geral, a A.P.E.E. publicou uma Petição Pública, em Setembro de 2015, e conseguimos, com a ajuda de todos, as assinaturas necessárias para que esta Petição fosse discutida no Parlamento.
Neste momento a Reabilitação e Requalificação da nossa Escola irá ser debatida em Plenário, no próximo dia 29 de Setembro, pelas 15h00, na Assembleia da República.
Não tem sido fácil gerir esta espera…esta ansiedade em que caminhámos sobre a incerteza, a angústia do silêncio, a vivência no passageiro que torna estas palavras num instrumento de partilha do sentir, da necessidade de apelar, num ultimo “grito” que tentem participar neste Plenário, de marcar a vossa /nossa posição, de mostrar que, como sempre dissemos, somos diferentes porque é nestes momentos que podemos revelar aquilo em que acreditámos, aquilo porque lutámos e que esperamos concretizar.
Cada um de nós tem um papel na vida…e muito provavelmente muitos pensarão que não valerá a pena deslocarem-se a este debate porque não irá (supostamente) passar de palavras, de troca de impressões. Mas peço a cada um de vós que não deixem de acreditar, que nos ajudem a conseguir “ganhar” esta causa. Sem a vossa presença poderemos não conseguir a concretização dos nossos/vossos objectivos. E caso não seja possível estarem presentes, no dia 29 de Setembro, peço-vos que partilhem este Plenário. Termos a oportunidade de ESTAR na Assembleia, unidos pelo silêncio, poderá escrever a nossa história…
Cumpramos até ao fim aquilo em que acreditámos. Peço que não abdiquem de demonstrar a vossa solidariedade, a vossa crença, a vossa cumplicidade com a nossa causa: O SONHO de recuperar a dignidade de uma Instituição Secular.
Assumimos esta Petição, em consciência, como uma defesa de valores: da dignidade à educação, às condições do meio envolvente, à defesa de um património classificado que não merece o nosso esquecimento.
Não é só uma causa da nossa Associação, não é só uma causa da Direcção, não é só uma causa de antigos e actuais alunos e comunidade educativa.

É sobretudo uma causa de todos! Até dia 29 de Setembro…

A.P.E.E.

P.S: Partilhamos, infra, o email que nos foi enviado pela Assembleia da República.

Exmos. Senhores da Associação de Pais e de Encarregados de Educação da Escola Secundária de Camões,
 
Encarrega-me Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República de informar V. Exas. de que, na Conferência de Líderes realizada no dia 20 de setembro, foi deliberado agendar a apreciação da Petição n.º 61/XIII/1ª para a reunião plenária do próximo dia 29 de setembro, a partir das 15 horas (link para as ordens de trabalho das reuniões plenárias - http://app.parlamento.pt/BI2/)




A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Camões deseja a todos os nossos alunos, pais e encarregados de educação e comunidade escolar um bom início do ano escolar.

Em particular, gostaríamos de endereçar algumas palavras aos novos alunos e respetivos agregados familiares, uma vez que este início será para muitos uma nova procura, com muitas expectativas e sonhos.


Para todos será o início de uma nova etapa de partilha, de conhecimento, de construção de mais pontes…pontes de diálogo, de convivência, de união na prossecução dos nossos sonhos. A participação dos Pais e Encarregados de Educação é fulcral para que possamos alcançar os nossos objetivos. Não será um caminho fácil. Confessamos que cada passo que conseguimos dar é, para todos nós, uma grande vitória e tem um sabor muito especial: ultrapassamos mais uma das muitas etapas que se nos têm deparado.


Somos e seremos diferentes porque até hoje não desistimos…temos enfrentado muitas adversidades mas continuamos a acreditar que um dia nos rejubilaremos do nosso trabalho e perseverança. Mas para que tal aconteça precisamos do apoio de todos, apoio que foi e sempre será o alicerce que nos suporta, a estrutura que valida a nossa existência.

A nossa Associação tem vindo, nos últimos dois anos, a diligenciar junto do governo, das instituições políticas e partidos políticos no sentido de chamar a atenção para a necessidade de fazer obras de reabilitação e requalificação da nossa Escola. Temos tido um apoio fantástico da Direção da Escola, que, connosco, tem partilhado muitos dos nossos anseios e o sonho de começar a concretizar este percurso com o início das obras.


Paralelamente, temos tido várias reuniões com instituições diversas no sentido de protocolar alguns serviços que beneficiem a nossa comunidade escolar. Neste momento temos já protocolos estabelecidos com a American School of Lisbon e com a Farmácia Salutar, protocolos que permitem a alunos, pais e comunidade escolar desta emblemática Escola usufruir de benefícios. Estamos em contacto com outras instituições com as quais prevemos conseguir estabelecer também protocolos idênticos.


Finalmente, gostaríamos de terminar com umas palavras, em especial, aos nossos novos alunos: estaremos sempre atentos às vossas necessidades. Somos uma Associação aberta ao diálogo, a novas sugestões e partilha de iniciativas.

Em termos profissionais, relembramos que a vossa aprendizagem é um percurso de continuidade, de esforço individual, sem o que não será possível alcançarem os vossos objetivos. Desejamos que se sintam como em “casa” onde, enquanto associação, vos apoiamos na vossa caminhada, num espírito de liberdade, de diversidade cultural, mas sobretudo de muita amizade e respeito.


Desejamos a todos um excelente início do ano lectivo 2016/2017!

A A.P.E.E.


(Setembro, 2016).


A toda a comunidade civil e em especial à camoniana,
Não quero deixar de expressar um sincero agradecimento pelo vosso empenho, não só através do vosso testemunho na Petição, como também pela divulgação da mesma. 
“O sucesso não é o final, falhar não é fatal, mas é a coragem que conta” dizia Churchill. É a esta coragem que apelo a todos, à coragem de não desistirem, de terem a força de acreditar que a nossa Escola vingará, que as vossas partilhas não foram em vão, que as vossas assinaturas serão vistas e “ouvidas” e que, por muito doloroso que seja o caminho, iremos conseguir ultrapassar cada obstáculo.
As vossas mensagens de apoio são gritos silenciosos de esperança, de renovação, de luta contra a morte lenta de uma Instituição que vos abraçou, que traz em cada um de vós uma lembrança e insere em si um pouco da muita história deste Portugal.
Há ainda muitos obstáculos para ultrapassar. Refazer esta história depende de cada um de nós, da nossa capacidade de persistência, determinação e vontade. A derrota só surgirá quando cada um de nós deixar de inscrever esta memória na nossa história!
Obrigada a todos! Vamos conseguir chegar ao fim!

Um abraço a todos.
A APEE

P.S: Se possível assinem e partilhem a nossa Petição para que a Escola Secundária de Camões recupere a sua Dignidade. Que cesse a suspensão quanto à realização de tão urgentes e inadiáveis obras das instalações e de todos os equipamentos!

(Janeiro, 2016)


Caros Pais e Encarregados de Educação,

Com a proximidade do início das aulas, cumpre-nos, enquanto Associação de Pais e Encarregados de Educação, desejar a todos um excelente início de ano lectivo.

Como é do conhecimento público, a Escola Secundária de Camões tem um peso simbólico na memória colectiva da nossa cidade, fazendo parte do nosso património cultural.

Devo confessar-vos que temos tido um caminho muito difícil na tentativa de obter respostas das instituições políticas no sentido de agilizar o processo de requalificação e reabilitação da nossa Escola.  Ao longo destes meses, em conjunto e com o apoio incondicional da Direcção da Escola, temos tido várias reuniões, nomeadamente com os grupos parlamentares, expusemos as nossas preocupações aos membros do Governo, alertámos para a necessidade urgentede  realizar obras de modo a proporcionar à nossa comunidade educativa as condições dignas que merece e anseia.

Apesar de termos obtido algumas respostas ambíguas, o que mais nos causa preocupação são as não respostas: o peso do silêncio é verdadeiramente penoso! Todavia, são estes sucessivos silêncios que, ao invés de nos desmotivar, ainda nos dão mais força para continuar, para abraçar o sonho de poder assistir ao início de um projecto que foi, outrora, suspenso. Não pretendemos encontrar as nossas respostas num passado remoto. Antes queremos, no presente, assegurar que as gerações vindouras tenham as mesmas oportunidades que os nossos educandos: a possibilidade de se redescobrirem e/ou se identificarem nos afectos e valores transmitidos por esta comunidade.

Cada pedra será o símbolo de todos os que, em presença ou não, lutaram para que esta obra se erguesse, em memória de todos aqueles que por ela passaram e deixaram o seu testemunho.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação tem o prazer de os convidar a juntarem-se a nós e que colaborem neste longo caminho a percorrer.

Contamos com a vossa presença e contamos, como sempre, convosco.

Até breve,

A Direcção da Associação de Pais e Encarregados de Educação

(Setembro, 2015)

APEE

Poderá fazer o download da ficha de inscrição e enviar para o nosso email: apee@escamoes.pt ou, em alternativa, enviar, por correio, para: APEE / Escola Secundária de Camões /Praça José Fontana / 1050-129 Lisboa.