Skip to main content

Escola Secundária de Camões

"Pera espertar engenhos curiosos"

Início  Escola  Ensino Diurno  Ensino Noturno  Pais e E.E.  Alunos  BE/CRE  Centro Qualifica  Projetos  Recursos  Contactos  Localização   
Atividades Enriq.Curric.
Confluências
Coastwatch Europe-Port.
Concurso Literário
Desporto Escolar
Informática
Laboratório de História

>> CoastWatch Europe-Portugal

 

Voltar à Página Inicial



Seminário Litoral Sustentável





Comunicação de Cristiana Franco (aluna do 11º J)


Representações correspondem ao conteúdo interno do pensamento do sujeito sobre uma realidade social. As representações que o indivíduo detém sobre um tema resultam das suas experiências pessoais, das realizadas na família, nos grupos de amigos, na relação com os media e das aprendizagens formais conseguidas na Escola. As representações, ao longo da vida, modificam-se: redefinem-se, enriquecem-se…


Ver comunicação.


Cristiana Franco (aluna do 11º J) perguntou a uma amostra de jovens a frequentarem o 11º e 12º anos o significado de turismo sustentável. A partir da análise de conteúdo das respostas traçou as conceções dos jovens sobre Turismo Sustentável. 


As conceções dos jovens são incompletas. (1) Verifica-se fragilidade na representação do turismo sustentável como um paradigma mas consideram-no uma modalidade de turismo, como o turismo de aventura, cultural e outras (-); (2) Uma conceção de turismo sustentável como via para o desenvolvimento local (+); (3) denota-se uma conceção moral e ética do turismo sustentável que agrega palavras como prejudicar, respeitar, afetar(+)….










Estrelas do mar ameaçadas por densovírus


No pacífico, Alasca e México as estrelas do mar estão a ser ameaçadas pelo densovírus. Uma vez infetadas, em poucos dias, perdem os braços e morrem. Em Portugal, ainda não foram identificados casos mas os centros de investigação estão em alerta.


Pensa-se que as alterações climáticas e, em consequência, o aquecimento das águas oceânicas está na origem no desenvolvimento alarmante do vírus que conduz à infeção e mortalidade destes animais marinhos.


 Helena Pedro, do Centro Português de Atividades Subaquáticas, no Seminário conjunto (ESC e IEL) Resultados CoastWatch 2015-2016, realizado no Auditório do Instituto Espanhol de Lisboa, em maio de 2015, deu a conhecer aos participantes no Seminário o problema que afeta a saúde destes animais.


Helena Pedro solicitou ao Auditório a colaboração na deteção deste problema na costa portuguesa.

Numa ida a uma praia rochosa, o participante (voluntário) se observar, numa poça de maré, alguma estrela do mar morta e sem braços pode fazer o seguinte: 

- Fazer uma fotografia e enviar a foto para a o e-mail do Centro Português de Atividades Subaquáticas (CPAS): ambiente@cpas.pt ;

- posteriormente, responder  a uma ficha de monitorização que será  enviada para a caixa de correio do participante.


[ver apresentação aqui]





Resultados da Campanha CoastWatch 2015 - 2016


Anualmente, depois do levantamento dos dados ambientais no questionário CoastWatch, pelos participantes envolvidos, na monitorização ambiental do litoral português, o Coordenador Nacional do Projeto Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA - ONG de Ambiente) traça uma radiografia ambiental da costa portuguesa.

Ficam aqui alguns dos resultados da Campanha 2015 – 2016 apresentados, por Carla Pacheco, no Seminário Litoral Sustentável, realizado no Auditório da Escola Secundária de Camões, em 9 de novembro de 2016.


Palavras chave:
monitorização ambiental, trabalho de campo, Escolas, Associações, cidadania ativa, ordenamento do território, sustentabilidade, riscos ambientais, resíduos de plásticos, pressão urbana e turística, dunas, arribas, fauna, flora, recuperação ambiental de zonas costeiras.

Ver apresentação aqui.



No dia 17 novembro de 2016, no seminário “Litoral Sustentável” realizado no auditório da Escola Secundária de Camões, a Professora Doutora Isabel S. Duarte proferiu uma comunicação sobre a erosão das zonas costeiras portuguesas. Aqui, abordou as características humanas e económicas do litoral português (ocupação humana, industrial e construção urbana); fatores de erosão e riscos associados. Olhou também para os setores do litoral mais preocupantes e afetados pela erosão costeira (Peniche, Costa da Caparica, Vale do Lobo, entre outros). Por último apresentou os desafios na proteção e valorização do litoral.

Ver apresentação.




Karin Dubsky
.

Ecologista Irlandesa e especialista em questões ambientais relacionadas com a qualidade das águas costeiras, zonas húmidas, dunas e praias. É professora em Trinity College, em Dublin. Também,  coordenadora e cofundadora da CoastWatch Europe e membro do Gabinete Europeu do Ambiente. Ver página de Karin Dubbsky.

Esteve na Escola Secundária de Camões, em 17 de novembro de 2016, para um colóquio com os alunos no âmbito do Projeto CoastWatch.

Recorrendo à exposição, interrogação e demonstração discutiu com o auditório educação ambiental, cidadania, qualidade das águas costeiras e o tema dos plásticos nos oceanos.